terça-feira, 31 de março de 2009

Resumo até 1o. ano


Desde o nascimento tudo é novidade para a mae de primeira viagem e para algumas de segunda viagem tambem, pois, cada filho é diferente.
Abaixo foi a minha experiencia:
No 1o. mes todo bebe é um anjo, parece que nem sairam da barriga ainda, dormem a maior parte do tempo e quase nao emitem ruído, mas, como o Mauricio nasceu abaixo do peso eu tinha que acorda-lo de 3 em 3 horas para mamar e muitas vezes era muito cansativo tanto para mim quanto para ele, isso perdurou até o 3o. mes.
No 3o. mes ele se acostumou a mamar de 3 em 3 horas e pior, queria mais... começou a mamar de 2 em 2 horas, virou um bezerrinho e nao saía do seio, eu por minha vez parecia uma índia em casa só com a parte de baixo da roupa e encima apenas um sutia de amamentaçao, muitas vezes com meu indiozinho pendurado no peito.
Do 2o. ao 4o. mes parece que eu vivi um sonho, um sonho bem esquisito, só tenho lembranças do bebe chorando e eu andando de camisola pela casa, dia e noites eram iguais, nao tinha hora certa pra dormir ou melhor eu dormia muito pouco, cerca de 4 horas por dia, o tempo que me sobrava eu tomava um banho mas muitas vezes esquecia de escovar os dentes. Comer?? Isso ficava pra quando desse tempo, por isso eu sequei.
Neste período até o 4o. mes eu quase nao falava ao telefone com ninguem, eu nao tinha horario para nada apenas para o bebe e claro pesquisar na internet as dicas para faze-lo dormir mais, meu bezerrinho havia virado um leitaozinho e nao queria de jeito nenhum largar as mamadas de 2 em 2 horas e com isso nao dormia direito, nesta época comprei um livro chamado "NANA NENE" muito bom por sinal e que me fez criar uma rotina para que o Mauricio dormisse melhor.
A partir do 5o. mes tudo melhorou, ele acordava apenas 1 vez de madrugada, sempre as 3 horas da manha e de dia tinha duas sonecas, era um bebe sorridente e ja se comunicava bem com a gente através de olhares, gestos e sorrisos.
Nos 6o. e 7o. meses foram realmente onde eu me senti mulher novamente e nao mais somente MAE, foi quando eu tive um tempo para mim, foi quando ele parou de mamar no peito, claro que tenho saudades daquele bebezinho no meu seio, mas, chega uma hora que é melhor para a mae essa separaçao, graças a Deus o Mauricio largou o seio por livre e espontanea vontade, cheguei a forçar algumas vezes com que ele pegasse mas ele nao quis.
No 8o. mes eles sentam, batem palmas, ficam em pé no berço, interagem conosco e com os outros, fazem gracinhas, este é o melhor período para socializa-lo e deixar que escolha as amizades, leva-lo a parquinhos e lojas de brinquedos sempre foi uma festa.
O melhor do 8o. ao 10o. mes é que quando a mae precisa fazer algo como ir ao banheiro, pode deixar o bebe no andador ou no cercadinho com uns brinquedinhos que eles ficam numa boa.
Contrário de quando ele faz 11 meses e 1 ano, aí esquece, a correria dos 4 primeiros meses volta, a mae nao para, o tempo todo correndo atrás do pequeno, o sossego acabou.
O Mauricio está com 1 ano e meio e está cada vez mais elétrico, ele anda de um lado para o outro, nao quer saber de ficar sentadinho brincando, quer subir as escadas e também na mesa de centro, quer entrar dentro da caixa de brinquedos, quer se pendurar nos vasos de plantas, se pendura em qualquer coisa que ele possa se segurar com os bracinhos e soltar as pernas.
Eu nao posso mais descuidar um minuto, outro dia um segundo e ele estava subindo as escadas com um brinquedo na mao... eu gelei.
No dia seguinte fui na cozinha jogar um lixo e quando voltei (cerca de 15 segundos) ele estava em pé encima da mesa de centro que tem tampa de vidro ... eu gelada de novo claro, tive que ir até ele com calma e cuidado para tira-lo de cima da mesa.
A maratona voltou.
Todas as fases sao maravilhosas claro, tudo é descoberta, tudo é novo, o mais importante é curtir cada uma destas fases com paciencia e muito amor.
Bjo

Nenhum comentário: