Desde que o meu pequeno nasceu, eu sabia que essa fase chegaria, pois, eu via ao meu redor aqueles pequenos donos do mundo de 2 ou 3 anos agarrando seus brinquedos quando viam um pequenino chegar perto e com a cara fechada dizer: É MEU!!!
Os pais sempre com aquela cara de tacho, implorando para o filho dividir o brinquedo, dizendo sempre o mesmo discurso: divide com o amiguinho, fique com um para você e outro para o amigo, etc.. etc...
Pois bem, minha fase de se desculpar com os outros pais chegou, meu filho virou o pequeno dono do mundo também, se apossa do que é dele e do que não é também, dizendo que tudo é dele.
Outro dia li que quando você se espelha em alguém melhor do que você, você tem essa pessoa como exemplo, quando você se espelha em alguém pior do que você, se chama contra-exemplo, todas às vezes que eu vejo uma criança berrando que o brinquedo é dela e fazendo cara feia, fazendo cena e até empurrando outra, tiro como contra-exemplo o modo como os pais lidam com a situação, pois, não admito que o Mauricio seja agressivo com outra criança, se ele não quer realmente dividir, eu o tiro de cena, o distraio e até deixo chorar um pouco, mas não fico com cara de "tacho".
Ontem no playground de uma loja de brinquedos, enquanto o Mauricio descia pelo escorregador, um menino de uns 3 anos e meio que estava do outro lado do playground, confortavel encima de um triciclo, começou a gritar: sai daí, sai daí, gritar alto mesmo, a babá ao lado dele fazia cara de paisagem, o Mauricio olhou para mim como se perguntasse: Por que ele quer que eu saia se está brincando de outra coisa? Eu apenas disse para ele: Continue filho, escorregue.
Passo vergonha sim, quando ele está com algum brinquedo dele e outra criança vem pedir, ele só dá quando ele quer, já aprendi isso, se eu peço para ele dar o brinquedo à outra criança ele dá show, se eu não falo nada, ele sai atrás das outras crianças oferecendo seu brinquedo em troca de amizade.
Relaxar é a melhor coisa a fazer nestes momentos, respeitar a criança, não insistir que ela divida o brinquedo, não brigar porque ela não quis dividir, mas brigar se ela começar a dar um show desnecessário, isso é o que eu faço, não sei se é o certo, mas é como consigo lidar com a situação.
Quando essa fase passa? Dificil adivinhar... espero que logo, mas no fundo, todos somos um pouco possessivos, mesmo depois de adultos.
Bjooo