sexta-feira, 1 de maio de 2009

Não critique uma mãe


Esta semana me lembrei de quando eu era mais jovem sempre ouvia alguém criticando uma mãe, era minha mãe criticando a vizinha por deixar os filhos fazerem o que queriam, era a vizinha criticando a outra vizinha por não deixar os filhos fazerem nada, era uma tia criticando a irmã por mimar demais seu filho...
Nunca dei bola para estes comentários e pelo que me lembro nunca dei opinião alguma, afinal, o que eu iria dizer? Entrava por um ouvido e saía pelo outro.
Fui me lembrar disto esta semana porque virei mãe e claro sou alvo de críticas com certeza! Algumas nem chegam aos meus ouvidos, já outras são bem diretas como essa: estava brincando com o Mauricio no parquinho do condomínio e ele caiu, do nada, como todas as crianças que estão começando a andar, com o tombo ele cortou o lábio superior e sangrou. Não fiz alarde, passei pelo salão de jogos onde estava meu marido jogando bilhar com meu pai e disse: ele caiu! Passei correndo com ele berrando e fui lavar a boquinha dele. Quando voltei meu marido viu o Mauricio com o beição e soltou: Nossa, a babá cuida melhor do que você.
Esta frase ecoou para mim como uma facada! Sinceramente!
Eu sei, tenho certeza absoluta que ninguém cuida do meu filho melhor do que eu, mas ter ouvido isso do meu marido foi a pior coisa que ele poderia ter dito neste dia, naquele momento, onde eu já me sentia péssima pelo ocorrido.
Depois disso fui levar meu pai para casa e fiquei remoendo, porque ele falou aquilo? Foi exatamente para me ferir.. eu me senti mais ferida do que a boquinha do Mauricio e com certeza vai demorar a cicatrizar mais em mim do que nele.
Isso me fez pensar que já critiquei outras mães, não muito pois não tinha conhecimento de causa mas fiz pequenas críticas e claro pelas costas delas.
Hoje sei que cada mãe é especial e única no seu modo de criar e fazem aquilo que acreditam ser o certo e que estão ao seu alcance.
Que graça teria se todas fossem iguais?
Sempre respeitei e admirei quem é mãe, mas hoje com certeza admiro muito mais, pois, sei do amor que nasce dentro da gente quando nasce um filho e o quanto gostaríamos de estar no lugar dos nossos filhos quando eles caem, choram e sofrem.
Um beijo e feliz dia das mães para todas.

Nenhum comentário: