sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ser mãe é padecer no paraíso


Queridas amigas,

Estive pensando muito nesta frase na última semana, resolvi então pesquisar no "santo google" o que ela significa e para minha surpresa, quando escrevi: "padecer no paraíso", aparecem milhares de blogs de mães desesperadas, contando suas aventuras, desventuras e agruras em torno da maternidade. Em nenhum dos textos relacionados à frase "padecer no paraíso" existia um contexto de felicidade sem fim.

Em cada blog que entrava, me desesperava, elas começavam escrevendo calmamente e daqui a pouco, 2, 3, 4 palavrões em seguida nos textos, achei melhor parar de ler e procurar somente a palavra: PADECER e achei os seguintes significados:

Sofrer, sentir dor, suportar, ser atormentado, martirizado, afligido, ser vítima de violência física (ops), estar doente...

Se padecer é tudo isso acima, como é padecer no paraíso?

É estar a beira da morte num lindo jardim florido?

É tomar chibatadas ao lado de uma linda cachoeira num dia de sol e uma brisa suave passando?

É ser atacado por um tubarão em meio à um cruzeiro na Grécia?

Enfim, "padecer no paraíso" é bom ou ruim?

Agora volto a me lembrar dos blogs das mães desesperadas e começo entende-las, elas queriam dar um sentido ao "padecer no paraíso" e como não conseguiram, ficaram frustradas.

Se ser mãe é padecer no paraíso, então, ser mãe é sofrer todos os dias num lugar lindo (provavelmente a sua casa).
Sentir dor no lugar do seu filho. Ser atormentado pela febre que ele sente de vez em quando. Martirizada por não ficar tanto tempo com ele como deveria. Afligida por deixá-lo na escolinha chorando.
Ser vítima de violência física quando ele joga um brinquedo na sua cara pensando que está brincando.

Ser mãe é estar o tempo todo doente, doente de amor!


Nenhum comentário: