sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Toda mãe precisa de ajuda


Queridas mamis.
Tenho que admitir que ADMIRO MUITO aquela mãe que é feliz somente no papel de mãe, integralmente 24 horas por dia, eu mesmo não sou uma delas e a grande maioria das mães integrais não podem custear uma empregada mensal ou uma baba', estas são verdadeiras guerreiras pois, tem que cuidar do filho, limpar a casa, cuidar da roupa e fazer comida, hoje realmente admiro a minha mãe e muitas outras.
Decidi parar de trabalhar quando o Mauricio tinha 5 meses, voltei de licença-maternidade, trabalhei 40 dias e pedi as contas, ele vai completar 1 aninho daqui um mês e eu me senti muito feliz em ficar com ele este tempo todo, confesso que não foi integralmente e que eu não aguentaria sozinha, podem me chamar de bundona, de fraquinha ou de qualquer outra coisa, mas tenho que ser sincera, para mim seria muito difícil cuidar dele e da casa sozinha, por isso tenho uma pessoa que me ajuda diariamente com os cuidados da casa e a quem posso deixar ele por uma hora para dar minha fugidinha sozinha ao salão, ao curso de inglês, ao mercado, ela entra as 8hs e sai as 17hs... Desconheço a mulher que não precisa de um tempo SOZINHA nem que seja para tomar um café e ler uma revista em alguma padaria.
Quem é mãe sabe o quanto este pequeno ser depende da gente, do nosso carinho, atenção, toda hora e' uma coisa diferente, amamentar, trocar as fraldas, brincar, fazer dormir, amamentar ou alimentar, trocar, passear, fazer dormir... enfim, um trabalho sem fim.
Quando temos que cuidar do bebe e dos afazeres domésticos, alguém sai perdendo nesta historia ou até mesmo mais de uma pessoa, pois, o bebe muitas vezes fica chorando porque a mãe esta ocupada em outras tarefas, a mãe se estressa muito porque o bebe fica chorando e ela se sente frustrada de não ter conseguido faze-lo dormir naquela hora especifica e o pai sai perdendo porque chega em casa e encontra uma mulher cansada e estressada pelo dia pesado de tarefas, pior ainda quando o pai se nega a ajuda-la a noite pois diz que "ja trabalhou o dia todo, então precisa dormir". Os homens muitas vezes não tem maturidade para ser pais quando os são, outras vezes não tem paciência e outras não tem compaixão da própria mulher a quem dizem que amam.
Graças a Deus eu tive ajuda tanto do meu marido quando da minha empregada, pois, infelizmente a minha mãe e a minha sogra moram longe, eu não teria problema nenhum em compartilhar meu bebe com elas e seus cuidados.
O mais importante para nós que somos mães é admitir que precisamos de ajuda, que não somos ou nos tornamos a mulher-maravilha, admitir que não é somente obrigação da mãe cuidar do filho e sim do pai também.
Devemos aceitar ajuda, ouvir as pessoas mais experientes, ter humildade para perguntar o que não sabemos e também pedir quando precisamos.
Somos mães, somos mulheres, somos humanas.
Um beijo.